quinta-feira, 18 de outubro de 2007

[então, eu sou enorme!]
"Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura."

Frases como estas, que parecem crescer sem vontade que as houvesse dito, limpam-me de toda a metafísica que espontaneamente acrescento à vida. Depois de as ler, chego à minha janela sobre a rua estreita, olho o grande céu e os muitos astros, e sou livre com um esplendor alado cuja vibração me estremece no corpo todo.

"Sou do tamanho do que vejo!"Cada vez que penso esta frase com toda a atenção dos meus nervos, ela me parece mais destinada a reconstruir consteladamente o universo. "Sou do tamanho do que vejo!" Que grande posse mental vai desde o poço das emoções profundas até às altas estrelas que se reflectem nele e, assim, em certo modo, ali estão.

E já agora, consciente de saber ver, olho a vasta metafísica objectiva dos céus todos com uma segurança que me dá vontade de morrer cantando. "Sou do tamanho do que vejo!" E o vago luar, inteiramente meu, começa a estragar de vago o azul meio-negro do horizonte.

Tenho vontade de erguer os braços e gritar coisas de uma selvageria ignorada, de dizer palavras aos mistérios altos, de afirmar uma nova personalidade larga aos grandes espaços da matéria vazia.

Mas recolho-me e abrando-me. "Sou do tamanho do que vejo!" E a frase fica sendo-me a alma inteira, encosto a ela todas as emoções que sinto, e sobre mim, por dentro, como sobre a cidade por fora, cai a paz indecifrável do luar duro que começa largo com o anoitecer."

Fernando Pessoa
in Do Livro do Desasossego

17 comentários:

dora disse...

olá Flávia!

muito obrigada pela visita : )

abraços largos de oceano

dora

musalia disse...

lindissimo...
:)

Cometa 2000 disse...

muito bonitas as imagens e o teu texto.

:)

bom fim de semana.

Luis Servo disse...

Seu blog é excepcional, não há outra palavra... excepcional e pronto. Parabéns.

storytellers disse...

que beleza este texto do Fernando Pessoa. Tenho o livro, mas ainda não tinha dado conta desta parte.

Abraços e beijos "inter-atlânticos"

Srta. Coisa disse...

ei! não dá pra comentar ali em cima...ta fechado.
a gente é do tamanho que a gente é... mesmo quando a gente se sente doutro tamanho... mesmo que nosso "tamanho" oscile... e por sermos deste nosso tamanho único e intransferível é que as dores nos doem quando são de doer... mas é também por isso que depois que aquela dor que paralisa deixa a gente se mexer a gente volta a ter o NOSSO tamanho...
beijo querida, esteja bem

Srta. Coisa disse...

apequenou-se para quando puder... crescer enorme e bonito... de novo ;)
"os coraçoes pegam fogo e depois nao ha nada que os apague..."
disso eu sei.
mais beijo

O Profeta disse...

Tu és diferente, sente-se...


Beijinho

________________ /// Por Luci Couto /// ________________ disse...

Olá Flavinha! Tem certos momentos que nos recolhemos para o impulso do vôo ser bem maior!QUero te ver voando por jardim de flores e cores.... bjinhos :)

________________ /// Por Luci Couto /// ________________ disse...

comentei aqui os posts acima

:)

Srta. Coisa disse...

E FOI ASSIM QUE ELA DESCOBRIU QUE O AMOR ESTÁ EM QUEM AMA E NÃO EM QUEM É AMADO... e a capacidade de amar é que faz o amor... bom, é nisso que eu quero acreditar...rs
beijo menina e eu amo quela imagenzinha ali de cima, foi uma das primeiras que tive...

V. disse...

Gostava que esse sono e essa descoberta, que aos olhos de quem não julga amar tanto, parece tardia, se transformassem em sonhos leves de borboleta e voassem para junto dos dias que ainda hão-de nascer. Com novas cores. Porque o coração tem certos dias um orçamento incomportável. E é assim que escrevemos verdadeiras palavras de desassossego.

Um beijinho muito grande*

storytellers disse...

Então Flavinha só para enviar um big kiss da "anja" Kerubina. Este é o meu comentário aos "posts" de cima.

Kisses com tudo do melhor

Mateso disse...

É de uma enormidade para além de quaisquer palavras a frase de F.Pessoa. Ou nada somos porque nada vemos ou somos muito porque muito vemos... mas será que aluma vez lá chearemos.
Parabéns pela escolha.
Um beijinho.

________________ /// Por Luci Couto /// ________________ disse...

Flávia, beijinhos pra vc ... espero aquelas tuas palavras que tocam o coração da gente e que reflitam teu estado de espírito...

:)

________________ /// Por Luci Couto /// ________________ disse...

Flavinha, deixei um presentinho pra vc no aquário...

bjão
:)

eyeshut disse...

que brilhem muitas estrelinhas no teu céu...*

:)